O Governo Federal reconheceu a necessidade de duplicação da BR-060 no trecho de 70 quilômetros entre Campo Grande e Sidrolândia. O projeto será contratado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), conforme anunciado nesta segunda-feira (9) pelo governador Eduardo Riedel. A previsão é de que a iniciativa seja lançada ainda este ano.
A duplicação é considerada essencial devido ao aumento do tráfego, impulsionado pela instalação de novos empreendimentos na região. Entre os principais fatores citados por Riedel está a inauguração de uma fábrica de biocombustíveis a partir do milho, em agosto, com um investimento de R$ 2,3 bilhões e a geração de 350 empregos diretos. Além disso, o cultivo de laranja tem ganhado força no Estado, especialmente com o deslocamento de empresas do setor devido à ocorrência de pragas em São Paulo.
O governador destacou que a duplicação será fundamental para atender à demanda crescente, especialmente com a concretização da Rota Bioceânica, que deve aumentar ainda mais o fluxo na rodovia. "O tráfego diário, tanto de caminhões quanto de pessoas, já exige essa obra, e com novos investimentos chegando, essa necessidade só se intensifica", declarou.
Outras obras na região
Além da BR-060, Riedel mencionou obras estratégicas na BR-267 e no acesso à ponte em Porto Murtinho, fundamentais para a integração da Rota Bioceânica. Segundo ele, as obras de recuperação entre Alto Caracol e Porto Murtinho já estão em andamento, e o contorno rodoviário e acesso à ponte, avaliados em R$ 474 milhões, serão iniciados em breve.
Na entrevista, o governador destacou também os investimentos rodoviários financiados pelo Fundersul e por empréstimos, com foco na região leste do Estado. Esse território tem registrado aumento expressivo no tráfego de veículos pesados, especialmente devido à expansão das indústrias de celulose e ao cultivo de eucalipto.
A duplicação da BR-060 é vista como parte de um pacote estratégico de melhorias na infraestrutura do Mato Grosso do Sul, alinhado ao crescimento econômico e à integração logística regional.
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