Dourados enfrenta um cenário de calor persistente e ausência de chuvas expressivas há 13 dias, segundo dados do Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste. Desde 18 de outubro, a precipitação acumulada está bem abaixo da média histórica para o mês. Até o dia 30 de outubro, foram registrados 109,3 mm de chuva, enquanto a média de outubro geralmente alcança os 146,6 mm.
Nos últimos dias, as temperaturas alcançaram máximas de 37ºC, com sensação térmica elevada e baixos índices de umidade relativa do ar, que chegou a 27% ontem (30). Apesar das previsões de chuva, as áreas de instabilidade não se mantêm sobre a região, o que dificulta a ocorrência de pancadas mais intensas e duradouras.
Para esta quarta-feira (31), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê temperaturas variando entre 23ºC e 35ºC, com possibilidade de chuva isolada ao longo do dia. A umidade do ar deve variar entre 40% e 75%, condições que podem trazer um leve alívio à população, mas ainda sem perspectiva de chuvas significativas.
A evapotranspiração acumulada para o mês até o dia 30 é de 142,4 mm, ultrapassando os índices de chuva e indicando uma perda maior de umidade para a atmosfera, o que agrava a secura e a sensação de calor na região.